Mais Música!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pedido da Andréia - Espantalho




Procurei alguns Espantalhos e ncontrei esses que achei lindinhos, no blog Baú do Professor.
Tomara que tenha te ajudado.
BEIJOCAS











.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pedido da Cris

Cris está aqui seu pedido respondido, tomara que sirva esses objetivos para o seu trabalho....estou postando no blog porque de repente pode ser a dúvida de mais pessoas que querem utilizar a atividade num Plano de Aula.


Amigo Secreto de Nomes

Objetivo Geral:
· Reconhecer e escrever seu nome.

Objetivos Específicos:
· Estimular a criança a participar de situações sociais de linguagem;
· Trabalhar a escrita do próprio nome e o reconhecimento do nome dos colegas;
· Desenvolver a afetividade.
Conteúdo:
· Escrita do seu próprio nome e reconhecimento do nome dos colegas.

Metodologia:
Distribuir metade de uma folha de sulfite A4 para cada criança.
Peça que elas escrevam o nome e enfeite-o da forma que quiserem, com carinhas, florzinhas, corações, enfim.
Recolha e coloque-os dentro de um envelope e solicite que um por vez retire um nome e guarde para si, não vale mostrar para o amigo.
Chame o primeiro aluno para ler o nome retirado.
O amigo ganhará um abraço. E será o próximo a ler.
Durante a leitura do nome se tiver algum aluno com dificuldade a professora pode intervir fazendo perguntas, tais como:
· Qual a primeira letra desse nome?
· Qual o amigo da sala que tem essa letra?

Avaliação:
· Avaliar a escrita a leitura e o reconhecimento dos nomes e também a socialização de cada criança do grupo.

Recursos
· Lápis de cor
· Folha de sulfite A4

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Blog de Músicas - Excelente


Flores, esse blog é fantástico. Tem várias raridades e MÚSICAS JUNINAS para serem trabalhadas nos Projetos de vocês.

Aproveitem e Boa Sorte!!!!


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Realizando Sondagem

OBJETIVOS DA SONDAGEM
*INSTRUMENTO PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA;
* REORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA;
*MATERIAL DE PESQUISA PARA DEFINIR AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
* ELABORAR SEU PLANEJAMENTO,PROPONDO SITUAÇÕES CAPAZES DE GERAR NOVOS AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS;
*OBTER DADOS SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA CRIANÇA.

REALIZANDO UMA SONDAGEM
AS INVESTIGAÇÕES SOBRE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA PERMITEM AO PROFESSOR ATUAR COMO MEDIADOR NO PROCESSOR ENSINO-APRENDIZAGEM E FORNECER PISTAS PARA O APRENDIZ TORNAR-SE ALFABÉTICO.
NESSE PROCESSO, A SONDAGEM DIAGNÓSTICA CAPACITA O EDUCADOR A CONHECER AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS.
PARA REALIZAR UMA SONDAGEM ESCOLHE-SE QUATRO PALAVRAS (UMA POLISSÍLABA,UMA TRISSÍLABA,UMA DISSÍLABA E UMA MONOSSÍLABA,NESTA ORDEM) E UMA FRASE DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO.
UMA DAS PALAVRAS DITADAS ANTERIORMENTE DEVE APARECER NESTA FRASE.EXEMPLO":

Lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI

O GATO DORMIU NA SALA.

Evitar palavras com sílabas contíguas , tipo urubu
PEDE-SE ENTÃO, PARA QUE A CRIANÇA(atividade individual) ESCREVA DO JEITO QUE SOUBER.
É IMPORTANTE PEDIR PARA QUE ELA LEIA,APONTANDO AS LETRAS E OS SINAIS CORRESPONDENTES À FALA.
A PARTIR DO MATERIAL INVESTIGADO EM UMA SONDAGEM,PODE-SE REFLETIR SOBRE O PENSAMENTO DA CRIANÇA E PERCEBER SUA HIPÓTESE LINGUÍSTICA.

COMO A SONDAGEM DEVE SER UTILIZADA
* INSTRUMENTO PARA ANALISAR AS HIPÓTESES DA CRIANÇA A PARTIR DE ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS,COLOCANDO A CRIANÇA DIRETAMENTE EM CONTATO COM O DESAFIO DE ESCREVER.
* SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR;
* INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO;
* CONHECER O QUE A CRIANÇA PENSA DE FORMA GERAL SOBRE A ESCRITA,QUAL A LÓGICA QUE UTILIZA NAQUELE MOMENTO PARA ESCREVER;
* ANALISAR AS HIPÓTESES DAS CRIANÇAS A PARTIR DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA,QUE FAZ PARTE DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE,ELA SABE PORQUE ESTÁ ESCREVENDO E PARA QUE ESTÁ ESCREVENDO,TENDO UMA FUNÇÃO SOCIAL;
* COLECIONAR PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS:COM ESSE MATERIAL É POSSÍVEL FAZER UM ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FORMULAR INDICADORES QUE PERMITAM TER UMA VISÃO DA EVOLUÇÃO DA HIPÓTESE DE ESCRITA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.

Fonte: grupo Professores Solidários

Mais Músicas Juninas

CD ESPECIAL - Disponibilizado pela Vanessa
Novo cd RECREIO ESPECIAL FESTA JUNINA
Segue o link para baixar:
http://www.4shared.com/dir/428632/9b6ae683/sharing.html

Descubra como a festa junina é comemorada em cada região do Brasil, aprenda a dançar a quadrilha e conheça as letras das canções mais populares.Ainda, no CD você encontra as músicas mais animadas para esquentar seu arraial!
FAIXAS:
1. QUERMESSE RECREIO
2.PAU-DE-SEBO
3.PESCARIA DE QUERMESSE
4.O GAGO APAIXONADO
5.QUEM FOI?
6.OMAIS IMPORTANTE É O QUE SE TEM NO CORAÇÃO.
7.ALTO-FALANTE
8.CADEIA DE BRINCADEIRA
9.BAITA FESTA
10. QUADRILHA ( com marcação)
11. QUADRILHA ( sem marcação)

Músicas Juninas

Neste link tem algumas músicas de festa junina que podem ser trabalhadas com as crianças.

CD - Luiz Gonzaga - Quadrilhas e Marchinhas Juninas

01. Fim de festa

02. Polca fogueteira

03. Lascando o cano

04. Pagode russo

05. Fogueira de São João

06. Olha pro céu

07. São João na roça

08. Fogo sem fuzil

09. Quero chá

10. Matuto de opinião

11. Boi bumbá

12. O maior tocador

13. Piriri

http://www.4shared.com/file/18141484/e0623841/luiz_gonzaga_-_festa_junina_-_marchinhas_juninas.html?s=1

domingo, 15 de junho de 2008

Desculpem a ausência....


Mas foi por uma triste causa. Meu avô faleceu nesta última sexta, dia 13 e não pude atualizar meu cantinho.
Porém estou voltando e os pedidos serão atendidos...

Beijocas no coração de todos

sábado, 7 de junho de 2008

Artistas e Arteiros


Projeto "Artistas e Arteiros"




Na Prefeitura em que trabalho tem um Projeto chamado Artistas e Arteiros, que o objetivo de integrar arte no dia a dia da criançada.
Este ano vamos homenagear uma artista local (Santos - SP): Isaura Dias dos Santos, que neste nos completa 80 anos.
Primeiro apresentaremos a artista plástica através do seu curriculum e fotos de suas obras.
No segundo momento levaremos Isaura na escola, onde ela contará pessoalmente sua tragetória pelo mundo da arte.
Após conhecerem bem os diversos tipos de pintura, as crianças reproduzirão suas obras em telas.
E como produto final, faremos uma exposição com todos os trabalhos realizados com direito a leilão das obras dos meus Artistas Arteiros.


















quarta-feira, 4 de junho de 2008

Meio Ambiente


Boneco Ecológico


Uma atividade que integra Ciências & Arte de forma divertida!
Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém terra e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes.As crianças podem acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim, percebem a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida!

Material Necessário:

• Meia calça usada;
• Serragem;
• Alpiste ou painço;
• Material de sua preferência para olhos, boca e nariz. ( botões e lã,cola plástica colorida, );
• Garrafas Pet para a base.
Como fazer:
• Corte uma perna da meia calça;
• Coloque o alpiste ou painço;
• Complete com serragem;
• Dê um nó e corte o restante da meia;
• Faça a modelagem em forma de bola;
• Monte o boneco;
• Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos;
• Use sua imaginação, criando diferentes tipos de bocas, olhos e detalhes;
• Corte o fundo de uma garrafa pet para fazer a base do boneco - assim, ele ficará em pé e ainda evita de molhar ao redor já que a água ali se concentra.É bom deixar água limpa no fundo da base. Todos os dias lave a base e troque a água.