Mais Música!

sábado, 29 de março de 2008

Perca um Livro! Participe desta campanha!



'Perca um Livro' é uma iniciativa que pretende trazer para o Brasil uma prática internacional de incentivo à leitura. A idéia é "perder" um livro em lugar público para ser achado e lido por outras pessoas que, então, farão o mesmo. O objetivo é fazer do mundo inteiro uma livraria.A prática consiste em três passos simples:

1. Leia um bom livro;

2. Cadastre o livro e escreva seus comentários para pegar seu código único e a etiqueta correspondente ao livro;

3."Perca" o livro em um lugar público.

De posse do código o leitor poderá rastrear pelo tempo que quiser os caminhos percorridos pelo livro.A idéia é que estes livros sejam a ponta de uma corrente que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros, disseminando entre pessoas o saudável hábito da leitura.NÃO DEIXE DE PARTICIPAR


Participe da comunidade do orkut:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40534409

sexta-feira, 28 de março de 2008

Como Tudo Começou...


“Projeto de Produção Coletiva Quem aumenta um ponto...inventa um conto!”



Justificativa

O Projeto partiu de um simples plano de aula, apenas mais uma atividade. Sem pretensão de se tornar um projeto.
Minha classe desse ano são crianças de seis anos e está no primeiro ano da Escola Municipal Oswaldo Justo, no município de Praia Grande – litoral sul de São Paulo.
São crianças muito inteligentes, de fácil apreenção dos conteúdos, porém têm atitudes agressivas quando se frustram ou não têm argumentação e acabam resolvendo as diferenças batendo nos amigos.
Detectada a “deficiência” da classe comecei a trabalhar com mais freqüência a “HORA DO CONTO”. Utilizei diversos Contos de Fadas que trabalham as virtudes, levei personagens confeccionados por mim para ilustrar as histórias na hora da narrativa, além de outros meios para recontá--las.
Comecei a ter uma resposta positiva em relação a disciplina neste momento. Eles gostam muito da “hora da história”. Gostam, mas já sabiam os contos “de trás para frente”, e pensei para uma atividade “Vamos inventar uma história, ou pelo menos vamos tentar”.
Planejei no semanário o dia da “invenção”.
No dia coloquei um papel pardo preso na parede e comecei a atividade com uma “roda de conversa” sobre o precisamos para ter uma história, título (o nome da história), os personagens, o enredo.
De repente a história foi acontecendo. Funcionou.
A resposta foi surpreendente. O enredo ficou lindo!
Li e reli. Jamais poderia permitir que uma história tão bem estruturada ficasse dentro de um armário enrolada num papel pardo.
Então surgiu o “Projeto de Produção Coletiva: Quem aumenta um ponto... inventa um conto”.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Amigo Secreto de Nomes




Pedi que cada criança escrevesse seu nome numa folha e personalizasse, fazendo desenhos nas letras, colorindo, enfim do jeito que quisesse.
Depois misturei todos os papéis e umdecada vez tirou um nome, identificou e entregou para o amigo dando um abraço de presente.
Quem recebeu foi o próximo a sortear.
Houve muita interação e disposição para os abraços, além de terem identificado prontamente os nomes dos amigos tanto através das letras quanto da personalização.
Escutei as seguintes frases marcantes:

"Ah, essa é a letra da Luiza!"

"Professora eu não sei ler o nome, mas eu sei que é da Giovanna por causa do desenho".






sábado, 22 de março de 2008

Amanhã é Páscoa


E estamos nos preparando para brincar com as crianças da rua onde eu moro de "seguir as pegadas do Coelho". Isso se a chuva permitir...

Para todos uma FELIZ PÁSCOA!!!!

sexta-feira, 21 de março de 2008


Como eu já disse pra vocês sou nova nesse negócio...rsrsrs

Já comecei a bater cabeça pra colocar uma imagem ao lado do cabeçalho do Blog.
Essa é uma foto de uma atividade de Hora do Conto.
Levei um Baú que continha os objetos e personagens, e o livro da história da Dona Baratinha.
Os alunos, divididos em grupos de 5, tiveram que encontrar esse baú que estava escondido,através de um Mapa do Tesouro.
Essa atividade contemplou diversos eixos: Linguagem oral e escrita (leitura da história), matemática (leitura do mapa, gráfico), artes visuais,movimento (procura do baú), natureza e sociedade (a história que tem o enredo composto por diversos animais).

Vamos estrear na tecnologia

Depois de ler muito a respeito das novas tecnologias na educação resolvi fazer este blog para dividir minhas experiências, e claro minhas dúvidas na prática da sala de aula.
Vai funcionar como um diário de bordo, registrarei as atividade e observações feitas no dia a dia.
Espero que vocês gostem e participem interagindo.

Beijocas