Mais Música!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pedido da Cris


Um pouco da História dos Mosaicos


Pilastras revestidas com cones de argila coloridos e fixados em massa, na Mesopotâmia de antes de Cristo, parecem ser o primeiro trabalho de mosaico registrado pela humanidade.
Os motivos eram geométricos e revelavam inspiração na arte da tapeçaria.Já na Macedônia os gregos formavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho com cenas de luta e de caça, além de motivos mitológicos.Na antiguidade romana, pavimentos em zonas nobres feitos de mármore ou terracota têm registros na história.
A partir de 40 a.C. a Itália torna-se o maior centro de produção de mosaicos. Ele era utilizado principalmente em motivos religiosos, revestindo pisos e paredes. Ravena é umas das cidades italianas onde se encontram mosaicos maravilhosos. O mosaico bizantino utiliza muito os tons dourado e prateado e foi utilizado principalmente no revestimento de tetos de igrejas.No Brasil o mosaico foi utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Ele ainda é utilizado, principalmente na construção civil em imensos painéis, na decoração de piscinas e em pisos e paredes dos mais diversos ambientes.
Painel de Di CavalcantiCada objeto em mosaico é unico: o corte de cada pedaço é feito artesanalmente e fica muito difícil repetir as formas utilizadas em um motivo.

Dicas para trabalhar Mosaico com Crianças

Com crianças costumo trabalhar com materiais altenativos, exemplos:


Tampinhas de garrafas


EVA cortadinhos de diversas formas


Papéis coloridos



Espero ter ajudado, beijocas


Créditos da imagem: blog Aprender e Cia




Um comentário:

Andrea Savoia disse...

Parabéns pelo seu blog!
Só um adendo. Seria interessante que ele não tivesse musica, ok!
Um abraço