Mais Música!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Projeto Olimpíadas


PROJETO: AS OLIMPÌADAS ESTÃO CHEGANDO!


Justificativa:

Este Subprojeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia são de interesse das crianças.

Segundo os PCNs para o ensino fundamental a escola tem “a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. É nesta dupla determinação que nos construímos como pessoas iguais, mas, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. Iguais por pertencermos à mesma matriz cultural, o que nos permite fazer parte de grupos e compartilhar com outras pessoas um mesmo conjunto de saberes e formas de conhecimento que, por sua vez, só é possível graças ao que individualmente pudermos incorporar. Não há desenvolvimento individual possível à margem da sociedade, da cultura.

Os processos de diferenciação na construção de uma identidade pessoal e os processos de socialização que conduzem a padrões de identidade coletiva constituem, na verdade, as duas faces de um mesmo processo.” (fonte: http://www.zinder.com.br/legislacao/pcn_fund.htm).Na prática podemos traduzir as palavras acima em ações e intervenções pedagógicas que as contemplem.

Consideramos, por exemplo, que as crianças possuam interesse e habilidades distintas no quesito esporte, que cada um de nós expresse e sinta diferentemente a emoção da vitória e da derrota, estas entre outras questões que dizem do desenvolvimento individual, estas têm espaço garantido em uma proposta coletiva, não no sentido de padronizar respostas e conhecimentos, mas no de agregar diferentes desenvolvimentos que colaborem para o crescimento coletivo.Este projeto justifica-se, portanto, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor, socializador.


Objetivo Geral:

Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.


Objetivos Específicos:

1. Estimular o conhecimento das principais modalidades esportivas: vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;

2. Estimular a coordenação motora: equilíbrio, freio inibitório, força, resistência, postura, etc;

3. Estimular o fazer em equipe;

4. Estimular a colaboração;

5. Estimular a competição saudável;

6. Estimular a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;

7. Estimular a imaginação;

8. Estimular e desenvolver a criatividade;

9. Estimular e desenvolver a expressão corporal;

10. Estimular e desenvolver a linguagem verbal;

11. Estimular e desenvolver a expressão de idéias, sentimentos, sensações;

12. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;

13. Estimular e desenvolver a capacidade de emitir opiniões e de argumentar;

14. Estimular e desenvolver as habilidades motoras;


Atividades:

1. Álbum esportivo

2. Uso de histórias;

3. Criação de textos;

4. Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.

5. Pesquisa: Como é o país que irá sediar as Olimpíadas de 2008;

6. Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam?

7. Hipotetizar e (copiar) os nomes das principais modalidades esportivas e palavras relacionadas;

8. Montar um circuito esportivo na sala;

9. Confeccionar uma mascote das Olimpíadas de 2008;

10. Verificar em um mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;

11. Jogos e brincadeiras lógicas-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc;


Culminância:

Cerimônia de encerramento do Mini campeonato Olímpico de 2008.


CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO MINI CAMPEONATO OLÌMPICO.

• Sala enfeitada com os motivos do Projeto (Inspirados na cultura chinesa)

• Circuito esportivo: Basquete, Futebol, vôlei, etc

• Entrega das medalhas (Neste momento estará tocando a música: Tema da Vitória).


Créditos: Profª tatiana

Um comentário:

Ivanise Meyer disse...

Oi, Camila!
Adorei a tua pesquisa! Usarei na escola.
Parabéns pelo blog!!!
Beijinhos,
Ivanise :)