Mais Música!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Olimpíadas 2008



Jogos Olímpicos - Pequim 2008

Você está preparado para esta Olimpíada?

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 serão realizados em Pequim, na República Popular da China, de 8 a 24 de Agosto de 2008, com a cerimônia de abertura marcada para acontecer às 8:08 da noite em 8 de Agosto de 2008 (o número 8 tem significado de prosperidade na cultura chinesa).

Os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 terão cinco mascotes:Bei, Jing, Huan, Ying, Ni
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico).
Cada sílaba separadamente forma a expressão "Bem-vindos a Pequim". O quinteto simboliza os cinco elementos da natureza: o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu.


Veja os mascotes e seus significados!

Em 11 de Novembro de 2005 as mascotes dos Jogos Olímpicos foram apresentadas ao público. A data da revelação das mascotes olímpicas não foi escolhida por acaso. Faltavam exatos mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.Os "Fuwa" são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008. Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. O nome das cinco mascotes são repetições das sílabas da frase "Beijing huanyíng ni" (Pequim lhes dá as boas-vindas). Cada uma das mascotes representa um dos elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e figuras e animais característicos da China.

Huanhuan
Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: vermelho
Símbolo: chama olímpica
Personalidade: entusiasmo
Ideal: paixão
Esportes: esportes com bola (futebol, basquetebol, handebol, etc.)
Inspiração: desenhos de chamas nas Grutas de Mogao, também conhecidas como "Cavernas dos Mil Budas" foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987)
Notas: Huanhuan representa o Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte).

Beibei
Sexo da mascote: feminino
Cor da mascote: azul
Símbolo: peixe
Personalidade: generosidade e pureza
Ideal: prosperidade
Esportes: esportes aquáticos
Inspiração: imagens decorativas do Ano novo chinês
Notas: na cultura tradicional chinesa o peixe representa a prosperidade. O ideograma chinês para peixe é parecido com o da abundância.

Yingying
Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: amarelo
Símbolo: antílope-tibetano
Personalidade: vivacidade e astúcia
Ideal: saúde
Esportes: atletismo
Inspiração: costumes do Tibete e Xinjiang (regiões autônomas do oeste da China)
Notas: o antílope-tibetano é uma espécie ameaçada de extinção e símbolo do Tibet.

Jingjing
Sexo da mascote: masculino
Cor da mascote: preto
Símbolo: panda
Personalidade: honestidade e otimismo
Ideal: felicidade
Esportes: halterofilismo, judô, etc.
Inspiração: panda gigante, Dinastia Song e porcelanas antigas
Notas: o panda é uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da China. Representa a coexistência entre a humanidade e a natureza.

Nini
Sexo da mascote: feminino
Cor da mascote: verde
Símbolo: andorinha
Personalidade: inocência
Ideal: boa sorte
Esportes: ginástica
Inspiração: as andorinhas e as pipas (papagaios) chinesas
Notas: na cultura chinesa a andorinha é considerada a mensageira da primavera, simbolizando boa sorte. O ideograma chinês para andorinha é usado também no ideograma Yanjing, antigo nome de Pequim. Nini usa uma pipa chinesa em formato de andorinha em seu chapéu.

Curiosidades sobre as mascotes
Em inglês são chamados de The Friendlies (Os Amistosos).
As mascotes das Olimpíadas de Pequim foram apresentadas a 1.000 dias do início dos Jogos Olímpicos de Pequim.Três mascotes são masculinos (Jingjing, Huanhuan e Yingying) e dois são femininos (Beibei e Nini). Duas mascotes representam espécies ameaçadas de extinção (panda gigante e antílope-tibetano).
Em agosto de 2007 foram lançados na China 100 episódios de desenho animado com as mascotes das Olimpíadas de Pequim 2008. Alguns dados sobre a China Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural.
Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.


História

Tudo começou na Grécia antiga onde eram realizados festivais esportivos em homenagem a Zeus, o mais importante deus que os gregos adoravam.
A primeira Olimpíada que se tem notícia foi realizada em 776 a.c. A partir desta data ficou acertado que os jogos aconteceriam a cada 4 anos durante os meses de julho e agosto. Os jogos eram sempre realizados na cidade de Olímpia, dai então surgiu o termo Olimpíadas!
As Olimpíadas sempre foram um sucesso, todos os gregos se preparavam para esta grande festa com muito entusiasmo!
Até que um dia um Imperador chamado Teodósio I cancelou os jogos. Isso porque ele proibiu a adoração aos deuses, e como os jogos eram realizados em sua homenagem, acabou-se a festa. Foi uma grande tristeza para os desportistas...Foi só em 1896 que o francês Barão de Coubertin, conhecido por ser amante dos esportes e autor da famosa frase "O importante não é vencer, mas competir", conseguiu realizar a primeira Olimpíada da era moderna.
Desde então, assim como na antiguidade, a cada 4 anos os jogos são realizados. A cada edição um país é escolhido para sediar os Jogos Olímpicos, que ficam orgulhosos em receber os atletas de todo o mundo nesta festa maravilhosa de união entre os povos.

Vamos conferir alguns dados importantes ?

É a 28ª edição dos Jogos Olímpicos
São 16 dias de disputas
201 países participam da festa
Contamos com 10.500 atletas
Teremos 301 provas
38 locais diferentes para competições
3.410 medalhas serão distribuídas

Curiosidades

No início apenas homens participavam dos jogos. Foi apenas em 1928, nos jogos olímpicos de Amsterdã, que as mulheres tiveram a sua primeira participação.
A primeira olimpíada em que o Brasil participou foi em 1920, nos jogos olimpícos de Antuérpia, na Bélgica, com 29 atletas.
O juramento olímpico "Em nome de todos os competidores prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo suas regras, com verdadeiro espírito esportivo, para maior glória do esporte e honra de nossas equipes" surgiu nas olimpíadas da Antuérpia em 1920.

Significado da bandeira olímpica:

O fundo branco representa a paz, os anéis cada um de uma cor diferente, representa os continentes: azul (Europa), amarelo (Ásia), preto (África), verde (Oceania) e vermelho (América).
Depois de 108 anos, Atenas volta a sediar uma Olimpíada.
O governo grego investiu 4,6 bilhões de euros na construção de novos estádios e ginásios.
Hilda Von Puttkamer foi a única esgrimistas brasileira a representar o Brasil nas Olimpíadas de Berlim em 1936. Nesta olimpíada o Brasil volta com as esgrimistas Élora Pattaro e Maria Júlia Herklotz.
A Grécia ocupa atualmente a 15ª colocação entre as nações que mais recebem turistas no mundo. Mais de 290 mil árvores foram plantadas em Atenas para as olimpíadas.
Nas olimpíadas de 1904, o corredor norte-americano Fred Lorz chega em primeiro lugar, mas foi desmascarado. Ao chegar na marca dos 10 km, Lorz subiu em um carro que o transportou até perto do estádio.
Nas olimpiadas de toquio em 1964 a australiana Dawn Fraser, dias após ganhar sua terceira medalha nos 100 metros, foi pega roubando a bandeira olímpica do palácio emperial.
Em 1932 nas olimpíadas de Los angeles, na equipe de esgrima da Austrália, competiu um atleta chamado Errol Flyn. Não conseguiu nenhuma vitória esportiva, mas teve a sorte de ser contratado pelos estúdios de Hollywood. Se tornou um grande astro protagonindo filmes como Robin Hood e outros.
O Barão de Coubertin gastou praticamente toda sua fortuna para colocar em prática o sonho da Olimpíada. Faleceu em 2 de setembro de 1937. Como forma de reconhecimento, seu coração foi transportado para Olímpia, onde repousa até hoje em um mausoléu.
Muitos esportes foram excluídos das olimpíadas como: patinação no gelo, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins entre outros.
As Olimpíadas chegaram ao terceiro mundo em 1968 na altitude de 2.240m acima do nível do mar na Cidade do México.
Não houve as olimpíadas de 1916 devido a I Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918.
Em 1956 a cidade australiana, Melbourne, levou a melhor sobre Buenos Aires e conquistou o direito de organizar a primeira edição dos Jogos no hemisfério sul.

Modalidades esportivas que serão disputados nos Jogos Olímpicos de Verão, em Pequim:

Atletismo
Badminton
Basquete
Beisebol
Boxe
Canoagem
Ciclismo
Esgrima
Futebol
Ginástica
Halterofilismo
Handebol
Hipismo
Hóquei sobre grama
Judô
Nado Sincronizado
Natação
Pentatlo moderno
Pólo aquático
Remo
Saltos ornamentais
Softbol
Taekwondo
Tênis
Tênis de mesa
Tiro
Tiro com arco
Triatlo
Vela
Vôlei
Wrestling

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Camila!!!!
Adorei o metrial sobre as olimpíadas!!!
Sou prof de 1 ano e irei utilizar em sala de aula.
Beijos e SUCESSO!!!
Vanessa Mariani
Capão do Cipó/RS