Mais Música!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Literatura de Cordel


Chapeuzinho vermelho

Autor: Daniel Fiuza



O lobo mau esperava
O chapeuzinho vermelho
De tocaia na estrada
Esperto como coelho
Ele queria devorar
Aquele lindo manjar
A fome dava conselho.

Ela fez outro caminho
Sem atentar pro perigo
Cantando pela vereda
Procurava seu abrigo
Na casa da vovozinha
Que lá morava sozinha
Isolada e sem amigo.

O lobo mau foi na frente
A vovozinha devorou
Vestindo a roupa dela
Na vovó se transformou
A menina bem cansada
Não desconfiou de nada
E logo na casa entrou.

- Mas que olhos imensos?
A menina perguntou
- É para te ver melhor!
O lobo arrematou
- E essa orelha grande
Que a touca esconde
De onde você tirou?

- E pra te ouvir bastante!
Disse o lobo descarado
- Nossa! Que nariz enorme?
Pra ele foi perguntado
- É pra te da muito cheiro
Sentir teu aroma inteiro!
Respondeu o danado.

- E essa boca gigante
De longe dar para vê?
O lobo se revelou
Mostrou o que foi fazer
Arreganhando a boca
E tirando sua touca
A menina quis comer.

De repente ela viu
Que a sua vó era o lobo
Começou logo a gritar
Fazendo a fera de bobo
Os caçadores ouviram
Mataram o lobo a tiro
Ali mostrando arroubo.

Abriram a barriga dele
E salvaram a vovozinha
Que foi engolida inteira
Mas ainda tava vivinha
Chapeuzinho ficou feliz
É isso que o conto diz
Nessa bonita estorinha.

4 comentários:

JoãoMaria Andarilho Utópico disse...

OLá, Bom Dia. Este Blog, tem artigos e materiais, muito importantes na construção do professor e do próprio educando. Parabéns e sucesso. Vou vir sempre, neste espaço. valeu Boa quarta.

adri disse...

OI! CONHECI TEU BLOG HJ E FIQUEI ENCANTADA COM SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO DE SER PROFESSORA...PARABÉNS!
SABENDO DA SUA PERMISSÃO ...RS...VOU ADD VC NO MEU BLOG E RECOMENDAR PRA MINHA EQUIPE ...BJOS...

Anônimo disse...

Oi, gostei muito do seu blog. Sou professor de ensino médio e cursinhos pré-vestibular. Esa semana começo a dar aulas de português, redação e literatura no ensino fundamental...
De cara já tenho um projeto. Eu fiquei com a quinta série, vou trabalhar literatura de cordel, só que estousem idéia do que inventar.
Gostaria de pedir sua ajuda...
Desde já, muito obrigado.
Ênio Cavalcanti.

www.bazardaboaleitura.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi,Gostei muito da leitura de cordel .Foi muito util pra pesquisa de minha filha .

Obrigado .