Mais Música!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

FAZ-DE-CONTA






PLANO DE AULA: FAZ- DE- CONTA


Tempo: 1 hora.
Espaço: Sala de aula ou área aberta.
Idade: A partir de 2 anos.
Material:Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapéus, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivos:Canalizar a agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição:Estimule a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro.No faz-de-conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo – sentimento muito ligado à agressividade.Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger.
Entre na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito.
As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.


MAIS UM FAZ- DE- CONTA

Idade: A partir de 4 anos.
Tempo: De uma a duas horas.
Espaço: Brinquedoteca ou sala de aula.
Material:Kits com objetos que alimentem o jogo simbólico.
Exemplos de kits: carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou produtos de higiene pessoal e limpeza, todos limpos;fantasias;maleta com ferramentas que imitem as utilizadas em oficinas mecânicas;caixa com utensílios de cozinha;bolsa com escovas e pentes de cabelo, potes de creme e xampu.
Objetivos:Brincar com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de adaptação por meio de diferentes papéis.
Descrição:Coloque os kits espalhados em diferentes pontos da sala. Deixe as crianças explorarem os kits, escolhendo livremente os papéis que pretendem desempenhar e os colegas com quem desejam brincar.
Acompanhe atentamente o enredo das histórias criadas durante a brincadeira.Você pode perceber se elas expressam sentimentos relacionados ao período de adaptação e ajudá-las posteriormente, ao planejar outras atividades.

3 comentários:

Cybele Meyer disse...

Olá Camila, tudo bem?

Parabéns pelo seu espaço.
Adorei navegar por aqui. Também coloquei alguns projetos no meu blog Educar Já! (www.cybelemeyer.blogspot.com e fiz links aqui para o seu, ok!

Se quiser dar uma passadinha por lá, será muito bem vinda.

Beijinhos

gessica disse...

ola camila, estou cursando um curto de pedagogia e tenho que elaborar um livro sobre meio ambiente enfocando na reciclagem e higiene, para as crianças da educação infantil e ate o 5° do fundamental. O que acontece que nem sei por onde começar será que pode me dar umas dicas?

obrigada
adorei seu blog

Marimoraes disse...

Parabéns pelo Blog...
quando entrei logo percebi que foi feito com muito amor. E tudo que é feito com amor é sempre lindo.
sucesso...